Anuncios Na Internet

Como anunciar, fazer marketing e propaganda na internet

Propaganda e anuncios na Internet

Estatisticamente, de todos os usuários conectados na internet e que usam a internet como ferramenta de trabalho ou lazer, 80% procuram informações em sites de busca. Desta população, mundialmente falando, a maioria das pessoas utiliza o Google para este tipo de busca on-line (veja estatísticas em searchenginewatch.com). Porém, no Brasil, os sites de busca mais utilizados e eficientes são o Cade e Yahoo.com.br.

Para que você seja encontrado na internet, é vital que o seu site esteja divulgado em algum lugar na mídia convencional ou que você esteja listado entre os 30 primeiros resultados de uma palavra-chave em algum site de busca. Para se ter uma idéia do poder de divulgação em um site de busca, os primeiros 10 “links” listados podem ser contemplados (dependendo do conteúdo do site) com um número de mais de 300.000 visitas por dia. Isto significa fazer marketing altamente direcionado, ou seja, você receberá visitas em seu site de pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço e estão buscando por ele naquele exato momento.

Ok, mas o que devo fazer para ter a minha página no topo de um site de busca como o Google, Yahoo ou Cade?


Existem várias formas de se utilizar os sites de busca como ferramentas de propaganda na internet. Algumas são pagas, outras, precisam de um bom conhecimento, paciência e disciplina para que saiam gratuitamente no ranking das mais relevantes para alguma palavra chave.

Com relação à maneira mais rápida e eficiente, você pode utilizar o programa de propaganda paga por clique lançado recentemente pelo Google aqui no Brasil, o chamado AdWords. Recentemente, a Overture também lançou no Brasil seu sistema de “pay-per-click”. Nestes programa, é possível criar uma campanha que seja encaixada no orçamento da empresa através de um valor pré-estabelecido. O cliente pode selecionar quais palavras-chave deverão mostrar seu anúncio no site de busca e ele então estará posicionado na primeira página destes sites de busca. Ambos são excelentes ferramentas de web-marketing que possibilitam aos seus clientes grandes oportunidades para criação e acompanhamento de propaganda na internet.

Alguns cuidados devem ser tomados para que este tipo de marketing na web não saia mais caro do que o planejado e acabem por não atingirem os objetivos de venda da empresa. É sugerido que empresas iniciantes neste mercado contratem consultores especializados em fazer um Plano de Marketing de acordo com o tamanho e objetivos da empresa. Um bom consultor poderá inclusive dar sugestões de melhorias na página do cliente visando alcançar um ranking melhor nos principais sites de buscas existentes. Neste caso, o custo para manutenção de uma campanha de marketing pode chegar até a zero. Um site bem planejado que tenha sido revisado e produzido em função de alcançar um bom lugar no ranking automático dos sites de busca já conseguiu seu objetivo de atrair milhares de clientes por dia. Veja alguns dados que comprovam isto:

 

  • Virtualmente a maioria das pessoas inicia sua navegação na internet através de um dos grandes sites de busca. 1 (um) a cada 28 acessos de páginas na internet são resultado de uma impressão em sites de busca. (Alexa Insider, Junho 1999)
  • 42% das pessoas que compraram no varejo on-line tiveram acesso através de sites de busca. (NFO Online Retail Monitor, October 1999)
  • Em uma pesquisa com usuários da internet, 9 de cada 10 usuários responderam que os sites de busca é a primeira de suas principais atividades na internet. (Jupiter Research, 1999)

Se você ainda não experimentou o poder que um bom posicionamento em um dos grandes sites de busca pode trazer para a sua empresa, sugiro começar a considerar isto o quanto antes. Esta estratégia de marketing pode ser fundamental para o crescimento da sua empresa assim como o crescimento de seu market-share.

Posicionar um site no topo dos principais sites de busca não é tarefa fácil. Este trabalho requer disciplina, conhecimento e acompanhamento constantes. Porém, os resultados obtidos no momento em que os objetivos da campanha são alcançados podem fazer a diferença no modelo de negócios das emrpresas com um retorno sobre investimento altamente compensador, principalmente para empresas que vendem produtos on-line do tipo B2B (business to business) ou B2C (business to consumer).

Mas será que anúncios na internet podem trazer um retorno em vendas para minha empresa?

A internet est á se tornando a cada dia um veículo de vendas de baixo custo e de alto alcance populacional. Para responder a pergunta acima, observe alguns dados estatísticos abaixo:

 

  • De acordo com dados da e-Consulting, o índice do varejo on-line (VOL) alcançou o montante de R$ 506,5 milhões no mês de Maio/2004 somente no Brasil. O montante acima equivale à 2,9% do varejo total do país segundo dados do IBGE. Veja mais detalhes através da matéria no site da camara-e.net.
  • Atualmente a população do Brasil é de 174.5 milhões de habitantes, sendo que desta população, aproximadamente 6.0 milhões possuem acesso à internet (fonte: Neilsen NetRatings – dez/2004).

Segundo a Associação Brasileira de e-Business, o volume de transações eletrônicas na internet brasileira totalizou R$ 139,5 bilhões no ano de 2004.

Nesta crescente onda da internet, cada dia mais, quem não for eficiente em posicionar-se com uma boa campanha de marketing na web estará fadado à fracassar em um mercado altamente lucrativo e promissor. Neste contexto, empresas de consultoria especializadas em posicionar a sua empresa no topo dos sites de busca (search engines positioning) podem ajudá-lo a fazer bons negócios e atrair um número infindável de clientes para sua empresa.